Jornais e revistas em esperanto

El Vikio de Portugala Esperanto-Asocio
Iri al: navigado, serĉi
iama enhavo en
period.htm
Gazetoj.jpg

As publicações periódicas que se editam em esperanto são talvez o mais fiel retrato da variedade e diversidade que a utilização do esperanto detém hoje em dia. Ocupam um lugar importante os boletins, ou mesmo revistas, editados por associações de esperanto de vários países — onde influem na qualidade e prestígio do periódico não apenas o vigor em geral da vida associativa e do desenvolvimento do esperanto nesse país, mas também factores económicos, culturais e políticos.

Há também os órgãos das organizações internacionais e ainda alguns títulos independentes de distribuição global, assinados e lidos por esperantófonos do mundo inteiro. Naturalmente, enquanto que algumas destas publicações se dedicam a informar sobre o que se passa no seio do movimento esperantista — veiculando notícias de actualidade, crónicas e debates de estratégia e planeamento, e informação de natureza histórica —, outras cobrem uma temática mais geral, onde o esperanto é não já o tema principal, mas apenas o veículo para uma informação mais vasta: em esperanto mas não necessariamente sobre esperanto.

Outras publicações periódicas em esperanto inserem-se geralmente numa temática mais especializada ou apoiam-se num grupo-alvo mais definido: revistas para jovens, ferroviários ou amantes das palavras cruzadas são apenas alguns exemplos…

Personaj iloj
Nomspacoj
Variantoj
Agoj
Navigado
Iloj