Aprendizagem
instruad.htm
Há muitas maneiras à escolha:
- Cursos de esperanto pela internet. Recomendamos especialmente, para lusófonos:
- Duolingo, curso lúdico interativo, com níveis, brindes, e pontuação (versão para lusófonos ainda experiemntal, cp. o original)
- Lernu.NET, portal multimédia multilingue para apendizagem fácil e gratuita do esperanto on line, autodidática ou assistida em tempo real, com dicionário interactivo.
- Curso de Esperanto para Computador, curso multimédia autodidático, para descarregar e correr no seu computador.
- Curso de Esperanto pela Rede, um curso básico gratuito de dez lições, com acompanhamento via e‑mail.
- Cursos anuais
- Cursos intensivos
- Livros e outro material autodidático
- E também pode dar uma olhada à página “O esperanto num relance” (pdf)
Cursos de esperanto
[poss. desatu.]
Todos os anos decorrem cursos na [sede da] Associação Portuguesa de Esperanto, estruturados em três níveis (iniciação, treino e aperfeiçoamento), denominados respectivamente Esperanto I, Esperanto II e Esperanto III. Os cursos de nível II e III exigem diploma do grau anterior ou exame prévio.
Mazi: Curso de esperanto em vídeo
[poss. desatu.]
Dosiero:Mazi1et.gif Mazi en Gondolando e o segundo episódio Mazi revenas é um curso de esperanto em vídeo editado nos anos 90. Baseado no curso da BBC Muzzy en Gondoland e Muzzy comes back, destina-se a todas as idades. Ao longo dos 12 episódios-lições, encontramos divertidos personagens que nos acompanham na aprendizagem da língua internacional. Com uma duração de quatro horas, este curso é apresentado numa embalagem contendo as duas casstes de vídeo em VHS-PAL (na versão comercializada em Portugal; outros formatos disponíveis), uma cassete áudio com as canções interpretadas ao longo do curso, e ainda um livro com todo o guião do vídeo e acompanhamento pedagógico-gramatical, que serve também como “livro do professor”. Planeia-se para breve um complemento deste livro para o autodidacta lusófono.
Mazi en Gondolando é editado pela BBC English (London, GB) e pelo Internacia Esperanto-Instituto (Den Haag, NL) e produzido pela TOMMY Publishers (Warszawa, PL). Com um elenco de colaboradores esperantistas onde participaram polacos, holandeses, húngaros e neozelandezes, foi a primeira adaptação com êxito de "Muzzy" para a aprendizagem de outra língua, e, ao contrário das diversas versões para ensinar inglês, é totalmente falado na língua‑alvo (i.e., em esperanto), desde o primeiro episódio. Pode encomendar "Mazi en Gondolando" aqui mesmo, na nossa livraria.